10% de desconto

A Cicatriz

de Maria Francisca Gama

Livro eBook
editor: Suma de Letras, fevereiro de 2024
«Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.»

Um casal foi de férias para o Rio de Janeiro, numa viagem que prometia ser inesquecível. Depois de dias encantadores, banhados pelo sol e pelo espírito leve e sempre em festa carioca, aproveitam uma das últimas noites para irem jantar fora. Quando terminam a refeição, satisfeitos e apaixonados, decidem ir a pé para o hotel, mas não se recordam se o caminho mais perto é pela esquerda ou pela direita. Como é que a vida pode mudar tanto, apenas assim, por uma escolha irrisória?

Um relato profundo e duro, escrito na primeira pessoa, que se debruça sobre a finitude da vida, as decisões irrefletidas que a moldam e o conceito de amor eterno, com a cidade maravilhosa como pano de fundo.

A Cicatriz

de Maria Francisca Gama

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897875755
Editor: Suma de Letras
Data de Lançamento: fevereiro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 231 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 168
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789897875755
e e e e e

Quando tudo muda

Luís N.S.

Comecei a leitura já avisado pela contracapa que algo iria separar para sempre os "pombinhos" em viagem de sonho. Mas o sonho tornou-se um pesadelo. Começou muito bem, em tons cor de rosa, mas as nuvens foram-se adensando. Depois, quando a maldade desabou sobre os personagens, o choque apanhou-me de surpresa, e pondo-me, dentro do possível, na pele de cada um, as lágrimas acompanharam-me até à ultima página. Pode não ser a melhor escrita de sempre, mas quem lê este livro não o vai esquecer tão cedo, se é que consegue.

e e e e e

Que livro...

Rakkel Silva

Este livro tirou-me a respiração. Excelente narrativa, prendeu-me de uma forma impressionante e com um fim completamente inesperado! 5 ¿¿¿¿¿ mesmo!

e e e e e

Obrigado Maria Francisca Gama...

Marcia Pereira

Cara Francisca, Obrigado por esta obra prima, por partilhares um medo que vive na tua cabeça e de exteriorizares o medo que todas nós também sentimos. É avassaladora a tua escrita. Fizeste me chorar de tristeza, raiva e até rir. O que mais me impressiona é que relatas uma história quase sem falar sobre o que aconteceu e impressiona me o como mesmo assim senti em cada página o que "ela" estava a sentir. Incentivo completamente a leitura deste livro. Uma boa escritora portuguesa, queremos mais histórias Maria Francisca. Com carinho, (Ps. Escreve em carta porque quando lerem o livro vão perceber)

e e e e e

Um livro que nos tira o fôlego.

Rita

Um livro impactante, que nos tira o fólego, nos corrói e marca. Também o leitor tem dificuldade em esquecer a história. Uma escrita soberba, mas muito crua.

e e e e e

Leitura marcante!

Catarina P.

É um livro gráfico, deixou-me perturbada e a pensar nele durante alguns dias, mas tanto tem de violento como de bom. Retenho-me a pensar como é que a Maria Francisca é pouco mais velha que eu e escreve-me uma coisa destas, incrível. Uma leitura breve, mas que devemos levar em consideração - A objetificação da mulher, o amor e a dor no estado mais puro e cruel. Já sei que vai entrar nos minhas melhores leituras do ano.

e e e e e

"A beleza é subjetiva, característica que partilha com a dor."

Ler, um prazer adquirido

Um casal jovem, com uma excelente relação viaja para umas ansiadas férias ao Rio de Janeiro. Assim começa esta narrativa em que à chegada apreciam a paisagem e em que ela descreve as circunstâncias e a relação. O quão eram felizes. E não sentir o drama que se avizinha em antecipação. A fluidez desta narrativa muito realista e limitada ao que é relevante conquista de imediato com uma narradora que convence com um terrível testemunho anónimo. Um romance que de tão bem contado faz eco no leitor. A consciência de que um pequeno deslize e tudo muda.

e e e e e

Impactante

Silvia Miranda

Não conhecia a autora ,mas após ler algumas opiniões muito favoráveis acerca deste livro, resolvi o comprar. Acabei de o ler, e numa só palavra descrevo como impactante. Que livro, que narrativa ,que história, absolutamente magistral. Tenho a certeza que acabei de ler um dos melhores livros do ano. Um livro violento, sem floreados acerca do que aconteceu a um casal a passar férias no Rio de Janeiro,e como uma decisão mudou as suas vidas. Li num ápice,mas com necessidade de parar algumas vezes para "respirar". Duríssimo, perceber como uma simples decisão de para a direita ou para a esquerda, pode influenciar toda uma vida. Apesar de ao longo do livro, a autora dar a entender o fim, este não deixou de ser "um murro no estômago". Confesso que não estava a espera da magnitude deste livro. A propósito de cicatrizes ,posso afirmar que este deixou uma,bem marcada na minha alma de leitora. Recomendo sem reservas.

e e e e e

Uma leitura difícil mas tão boa!

Mónica Mil Bibliotecamil

Demorei dias até conseguir escrever sobre este livro. Senti que fui atropelada emocionalmente por um Asteroide. Senti que fui invadida emocionalmente de uma tal forma que não conseguia sequer colocar por palavras o que senti. Eu leio muita coisa difícil, violenta, mas este livro conseguiu fazer com que além de o ter lido em cinco horas de seguida, me toldasse a mente. Que brutalidade de livro. Que escrita incrível da autora. Não é para todos, é muito muito difícil, cruel, real, doloroso, mas está tão bem escrito que nos mantemos agarrados, afinal temos que saber porque razão aquele Dia, o Dia, mudou as vidas daquele casal para sempre. Esquerda ou Direita? Vida ou Morte? É um livro de uma mulher para Mulheres, para Homens que amam e odeiam as mulheres. Quem ler vai entender porque digo isto. Quem ler vai entender a realidade da vulnerabilidade feminina, mas ao mesmo tempo resiliência perante a adversidade. Perante a Morte sem morrer. Vou deixar-vos algumas passagens que me marcaram e esta leitura está candidata a livro favorito de 2024 (sim estamos só no inicio do Ano mas bem sei o que senti). Quando sentimos “fisicamente” uma leitura é porque está tudo bem. É porque estamos vivos e acordados para o que nos rodeia. Leiam, LEIAM, leiam, porque a autora está de PARABÉNS, e mais uma vez TÃO BEM QUE SE ESCREVE EM PORTUGAL!!!!!

e e e e e

A vida pode mudar num instante

Maria Nogueira

Livro fenomenal, com uma estória na primeira pessoa absolutamente arrasadora Nunca me lembro de ter chorado com um livro... mas este fez-me soluçar e ter vontade de entrar dentro do livro e dar colo à narradora Que crueza, que muro no estômago Nunca mais me vou esquecer deste livro Como é ténue a felicidade, como tudo pode acabar com uma pequena decisão sem importância. Parabéns à autora e obrigada pela intensidade da narrativa e pela extraordinária reflexão em como a vida é....

Maria Francisca Gama

Maria Francisca Gama nasceu em Leiria em 1997.
Formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, mais tarde, estudou Rádio, Televisão e Escrita para os meios audiovisuais.
Trabalhou num escritório de advogados, numa agência de comunicação e estagiou numa rádio nacional.
Atualmente divide o seu tempo entre a escrita e a leitura, a criação de conteúdos digitais e as aulas particulares de língua portuguesa como segunda língua.
É autora d'A Profeta, publicado em 2022.

(ver mais)