10% de desconto

Manifesto pelas Identidades e Famílias

Portugal Plural

de João Costa

editor: Ideias de Ler, maio de 2024
Os movimentos conservadores reemergiram em Portugal, para defenderem, explícita e implicitamente, retrocessos civilizacionais em matérias como os direitos das mulheres e a constituição de famílias. Este livro é um Manifesto de defesa da liberdade, da diversidade e dos direitos fundamentais, contra tais movimentos. Aqui se desvendam as falácias do suposto ataque à “família tradicional”, sustentadas pelo medo da diferença, pelo mau uso dos valores do cristianismo e pelo regresso a um silenciamento que oprime os que mais lutaram pelos seus direitos. João Costa, o autor deste Manifesto, propõe a descoberta e valorização de todos os cidadãos através da educação e da arte, com vista à criação de uma cultura de defesa de todas as vidas – a única via para construir um Portugal verdadeiramente plural e, por conseguinte mais evoluído, mais rico e mais forte.

“Não suportaria viver num Portugal em que estas vozes que temem a liberdade ou que só apreciam a sua liberdade não pudessem apresentar os seus livros e expressar as suas convicções (…). Como não suportaria viver num Portugal em que não pudesse, em liberdade, dedicar-lhes este pequeno manifesto..”

Manifesto pelas Identidades e Famílias

Portugal Plural

de João Costa

Propriedade Descrição
ISBN: 978-989-740-325-5
Editor: Ideias de Ler
Data de Lançamento: maio de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 142 x 210 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 124
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 978989740325510
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Excelente livro

MF

Uma opinião sobre a definição de família. Relembra os nosso direitos e relembra o perigo de retrocedermos na nossa história. Gostei muito de ler este livro. Aconselho vivamente a sua compra.

João Costa

JOÃO COSTA é Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Doutor em Linguística pela Universidade de Leiden. É especialista em sintaxe, aquisição e desenvolvimento da linguagem e linguística educacional, sendo autor e editor de algumas centenas de artigos e de vários livros da especialidade [Word Order Variation (1998); Portuguese Syntax. New Comparative Studies (2000); Subject Positions and Interfaces (2002); O advérbio em português europeu (2008); The Handbook of Portuguese Linguistics (2016); Conhecimentos vs. Competências (2019), entre outros]. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, integrou o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP e presidiu ao Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi representante da zona europeia e norte- -americana para o acompanhamento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (educação) na UNESCO e presidente dos comités de gestão do Teacher and Learning International Survey e do Education Policies Committee da OCDE. Foi Secretário de Estado da Educação e Ministro da Educação entre 2015 e 2024.

(ver mais)