10% de desconto

Mitos e Crenças na Saúde

de António Vaz Carneiro

Livro eBook
editor: Livros Horizonte, fevereiro de 2019
Não é uma opinião. É evidência científica.
O leite de vaca é prejudicial à saúde? A ingestão de açúcar provoca hiperatividade nas crianças?
Os cigarros eletrónicos são tão eficazes como os adesivos de nicotina?

A par de muitos mitos serem inofensivos, outros podem ser perigosos, conduzir a más interpretações da realidade e justificar opções terapêuticas desajustadas e inúteis. Neste livro, o professor António Vaz Carneiro, defensor de uma medicina baseada na evidência, acaba de vez com muitos mitos e crenças na saúde, demonstrando que são simplesmente errados, ou fundamentados em pesquisas cientificamente inválidas. Com rigor, mas com uma linguagem acessível, o autor oferece a melhor informação disponível para que médicos e pacientes façam escolhas acertadas e conscientes.

«Neste livro, o professor António Vaz Carneiro conduz-nos através de uma estimulante viagem, surpreende-nos, a cada passo, com chaves de conhecimento para muitas das equações por resolver no nosso pensamento.»
Adalberto Campos Fernandes, ex Ministro da Saúde

Mitos e Crenças na Saúde

de António Vaz Carneiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722419024
Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: fevereiro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 238 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Saúde e Bem-Estar > Vida Saudável
EAN: 9789722419024
e e e e E

Curioso

CP

Interessante, desmestifica algumas certezas.

e e e e E

Conhecimento versus crença

Norberto Manso / Duqueli

O livro é de leitura acessível, muito informativo, desmistificando um enorme conjunto de erros e ideias sobre a saúde, e que o autor achou por conveniente corrigir. O autor aborda os mais diversos mitos e crenças que agrupou conforme a sistematização que se propôs, deixando-nos um valioso número de notas e fontes para consulta. Ainda que sobre cada assunto não seja exaustivo, para não se tornar fastidioso, ao de leve ainda coloca a questão primordial (pág. 120): ‘Porque é que as pessoas acreditam em coisas estranhas?’. E esta é para mim a questão fundamental, saber o que leva as pessoas a acreditar sem qualquer evidência científica, sem objectividade, deixando-se influenciar pelas mais absurdas teorias da conspiração… por exemplo, “quando alguém nos afirma que nas suas orações fala com Deus, não temos quaisquer reservas (trata-se de uma pessoa religiosa), o problema é se nos informa que Ele lhe responde (aí achamos que é louca).” É verdade que “As nossas crenças são tão humanas como o respirar, mas na saúde é absolutamente imperioso que as intervenções sejam baseadas na melhor evidência científica existente, sob pena de potenciais surpresas desagradáveis.”

e e e e E

Actualíssimo

José Manuel Oliveira

Interessante mesmo dando a conhecer atitudes,já,mais que vistas.Ao contrário do que se diz por aí não defende mas esclarece as situações realmente importantes a tomar perante exames desnecessários e caros e ,também,abrir os olhos para a oferta de tantas coisas para nos melhorar a saúde que ,afinal,não prestam para esse fim ou prejudicam. Não vejo nem a defesa de farmacêuticas nem de comerciantes de super...qualquer coisa para nos pôr mais enérgicos e jovens.

e e e E E

O elefante...

TM

Fica sempre o elefante no meio da sala relativamente à forma como se conduz o método científico até chegar à evidência. A lobotomia e a heroína foram introduzidas com base em evidências científicas, até o tabaco era recomendado por médicos, mas sobre isso nada se fala. Nunca se põe em causa (quanto a mim) a verdadeira questão: quando a ciência natural se apoia na ciência social, admitindo margem de erro e manipulação (recorrendo a estatísticas e amostras). Em todo o caso é interessante, mas limitado para quem procura uma reflexão mais profunda.

e e E E E

NADA DE NOVO...

Fernando Oliveira

O livro peca por muitos "argumentos de autoridade" e de sobranceria da medicina das grandes FARMACÊUTICAS, e é quase nulo na apresentação de explicações científicas. Limita-se, no fundo, a ser um repositório de "estudos", quantas vezes encomendados à medida por interesses mais ligados aos grandes e obscenos lucros do que às reais e seguras necessidades das pessoas. Esperava mais, sinceramente.

António Vaz Carneiro

Com 40 anos de experiência profissional em Portugal e nos EUA, António Vaz Carneiro é médico especialista em medicina interna, nefrologia e farmacologia clínica, sendo também professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, o Instituto de Saúde Ambiental e o Instituto de Formação Avançada. É investigador clínico.

(ver mais)
Os Mitos na Saúde e na Doença

Os Mitos na Saúde e na Doença

10%
Verso de Kapa
13,90€ 10% CARTÃO