Romantasy

27 de junho de 2024
Há um novo tipo de ficção a dominar os tops das livrarias um pouco por todo o mundo: a Romantasy (ou Romantic Fantasy). Se ainda não se rendeu a este verdadeiro fenómeno cultural que impulsionado pelo TikTok e pelo Goodreads começou por ser uma tendência entre os mais jovens para apaixonar agora milhões de leitores de todas as idades venha descobrir connosco os segredos deste universo.

Este artigo foi originalmente publicado na revista Wookacontece nº. 11 .

Wook é a Romantasy?

Como o próprio nome indica a Romantasy junta a fantasia dos contos de fadas a elementos românticos intemporais. Ambientados em reinos mágicos nestes livros encontramos dragões, monstros ferozes, seres imortais de uma beleza etérea, vampiros e outras criaturas míticas, mas também triângulos amorosos, inimigos que se tornam amantes, almas gémeas e amores proibidos, tudo temperado com referências aos antigos romances de cavalaria como sangrentas lutas com espadas, demandas míticas, cortes, reis e servos. Apesar de as histórias de fantasia com paixão à mistura como O Senhor dos Anéis ou A Guerra dos Tronos não serem propriamente novidade, a Romantasy distingue-se porque sem a história de amor todo o livro ruiria.

Empoderamento feminino (e não só)

Além disso na Romantasy a donzela salva-se a si própria: as protagonistas destes livros são quase sempre raparigas poderosas e especiais, heroínas ousadas que embarcam em missões épicas. Não admira portanto que o género seja sobretudo escrito e lido por mulheres. E apesar de as personagens principais serem predominantemente brancas e heterossexuais este estilo começa também a dar espaço ao romance queer como em Ganandrya da autora portuguesa A.R. Ruano e a integrar personagens mais diversas tal como sucede em Lendários de Tracy Deonn por exemplo.

O ingrediente picante

Tipicamente nestes universos encontramos também uma figura masculina misteriosa e arrogante que começa por ser o antagonista da heroína para acabar depois por ajudá-la a descobrir os seus poderes. A relação entre os dois é alimentada por tensões e picardias incluindo muitas vezes cenas de sexo bastante explícitas a que os leitores se referem nas redes sociais como “spicy” ou “smut”. Apesar de algo polémicas por retratarem frequentemente modelos de relacionamento pouco saudáveis (do género: ele assassinou a minha família e fez de mim sua prisioneira mas é tão sexy e enigmático que não consigo evitar apaixonar-me por ele – algo que só é realmente possível num mundo de faz de conta) estas cenas permitem às leitoras explorar todo o tipo de fantasias mesmo as mais tóxicas num ambiente seguro e sem culpa fora da realidade.
Corte de Espinhos e Rosas
A rainha do género é, sem dúvida, Sarah J. Maas, cujos livros já venderam, em conjunto, 40 milhões de exemplares em todo o mundo. A série mais popular da autora, Corte de Espinhos, centra-se nas aventuras de Feyre, uma jovem mortal de dezanove anos, acompanhando a história de amor épica e a luta feroz que se seguem à sua ida para Prythia, a terra das fadas, onde é cativa de Tamlin, uma criatura em tudo semelhante a uma terrível fera. Mas Feyre depressa descobre que o seu captor é muito mais do que aparenta e que nem tudo o que pensava saber acerca do perigoso mundo das fadas é verdade.
QUERO LER!

 

Quarta Asa
Quarta Asa é o primeiro livro da série Empyrean de Rebecca Yarros. Ambientado no universo competitivo de uma escola de elite neste romance não faltam combates sangrentos, mortes e muita… paixão. A protagonista é Violet de vinte anos que esperava ter uma vida tranquila entre livros mas é forçada pela mãe a juntar-se às centenas de jovens que ambicionam tornar-se cavaleiros de dragões. Para isso terá de sobreviver a uma série de provas cada vez mais perigosas e aos outros candidatos incluindo Jack, um colega sádico decidido a eliminar qualquer cavaleiro que considere fraco e Xaden, cujo pai foi morto pela mãe de Violet.
QUERO LER!

 

Aquorea – Inspira (Jovem Adulto)
Da autora portuguesa M. G. Ferrey, Aquorea tem como protagonista Arabela, uma adolescente comum. Depois da morte do avô, Ara afoga-se e acorda numa comunidade muito antiga que fica milhares de metros abaixo do nível do mar. Irresistivelmente atraída por este exótico mundo novo, Ara depressa se adapta à sua nova realidade, mas quando alguns dos habitantes de Aquorea começam a morrer, a jovem percebe que talvez o seu “mergulho” não tenha sido coincidência… E, para salvar a sua nova casa, terá de se associar a Kai, um guerreiro subaquático que tem tanto de temperamental como de irresistível.
QUERO LER!
Intocável (Jovem Adulto)
Destinada ao público jovem adulto, a série Shatter Me é da autoria de Tahereh Mafi. O primeiro livro, Intocável, é narrado por Juliette, uma jovem de 17 anos com um poder que é também uma maldição terrível: o seu toque é letal e todos aqueles que tocarem na sua pele por tempo suficiente, morrerão. Há quem considere esta sua caraterística um dom e queira fazer dela uma arma, mas Juliette não se rende: escolhendo o seu próprio caminho, vai lutar por um futuro junto ao amor da sua vida.
QUERO LER!
Powerless (Jovem Adulto)
Depois do reino de Ilya ter sido assolado pela Peste, os que sobreviveram foram agraciados com poderes, tornando-se nos “Elites”. Os outros, apelidados de “Vulgares”, foram banidos da sociedade. Apesar de não ter qualquer poder, Paedyn é uma astuta e atrevida ladra de rua, que sobrevive fazendo-se passar por vidente. Mas depois de salvar a vida do príncipe Kai, a jovem é obrigada a participar numa competição mortal onde terá de mostrar os poderes que… não tem. Para além de tentar não morrer durante as Provas, Paedyn luta também com a atração que sente por Kai, que se dedica a caçar e matar Vulgares, como Paedyn.
QUERO LER!

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!