WOOK LÊ ALINE BEI

5 de fevereiro de 2024

Aline Bei é uma jovem escritora cujo estilo literário único tem vindo a ganhar um local de destaque na literatura contemporânea brasileira. Formada em Letras e também em Artes Cénicas, quando, em 2017, publicou o seu romance de estreia, O Peso do Pássaro Morto, conquistou não apenas os leitores, como também a crítica especializada. Publicado em nova edição da Infinito Particular em Portugal, este livro foi vencedor do prémio São Paulo de Literatura e finalista do Prémio Rio de Literatura na categoria de autor estreante com menos de 40 anos. Para o escrever, Aline inspirou-se num episódio da sua infância – o momento em que, ao pegar num canário, este morreu de susto na sua mão – que teve nela um forte impacto emocional.
A narrativa, quase toda na primeira pessoa, e escrita em verso, acompanha a vida de uma mulher, dos 8 aos 52 anos, dos acontecimentos quotidianos às tragédias que permanecem e se sucedem, com densidade, mas sempre imbuído de poesia. Capítulo a capítulo, vamos observando o impacto das experiências que vive, desde menina, a descobrir o mundo, a mulher adulta, lutando para não se render ao peso dos males que vai enfrentando.
Estes são os livros da sua vida.  
Aline Bei
BIOGRAFIA
NOME: Aline Bei
DATA E LOCAL DE NASCIMENTO: 9/10/1987, em São Paulo, Brasil
WOOK FAZ?  É escritora.
CURIOSIDADE: Tem medo de borboletas.
Os seis livros da sua vida
Melancolia
Foi a experiência mais profunda que já tive ao ler um livro. O texto de Fosse tem a força de um redemoinho. E todo o esforço que se faz para não sucumbir diante do abismo que ele abre se torna memória de corpo. É uma leitura tão física quanto nadar ou correr.
QUERO LER! »
O livro do desassossego
É um livro que me acompanha desde menina, e toda vez que volto ele parece um outro. Um livro que leio em frames, pequenas partes ou frases, sempre oracular e inesgotável.
QUERO LER! »
A Mamã e Eu e a Mamã
Um livro magnético que capta e guarda em seu centro a grande figura da mãe de Maya, Vivian Baxter, bem como a infância e adolescência da escritora, com traços de romance de formação.
QUERO LER! »
A estrada
Talvez tenha sido o livro que mais chorei ao ler. Retrata um apocalipse sombrio, mas com pequenos pontos de luminosidade que são capazes de derreter até os corações mais gélidos.
QUERO LER! »
Água Viva
Toda a obra de Clarice me acompanha, mas trago este livro pelo que ele tem de indomável, numa linguagem que beira a música, com frases que vão construindo parágrafos que são de uma beleza indescritível.
Quero Ler!
Lavoura arcaica
Outro autor que admiro e cuja obra completa recomendo. Lavoura Arcaica é um dos grandes clássicos do Brasil contemporâneo, um livro trágico, comovente, escrito com a linguagem hipnótica e plena de metáforas tão característica deste autor.
Quero Ler! »

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!